Chi Kung para a Criança
Os adultos, sejam ou não pais, deviam pensar na maneira de dispensar o máximo de afecto possível às crianças que têm a seu cargo. De facto, a educação não consiste unicamente em desenvolver o intelecto, mas também em desenvolver tudo o que respeita à inteligência do coração e às qualidades humanas como a compaixão, a gentileza, a benevolência, o sentido das responsabilidades.
Consiste igualmente em ensinar às crianças que, no mundo, estamos todos ligados, a fim de que desenvolvam uma consciência profunda das consequências dos seus pensamentos e dos seus actos.
Por fim, o que é muito importante, os adultos devem apontar o exemplo àqueles que enquadram e educam, pois o exemplo é a melhor maneira de ensinar o que pretendemos transmitir.
O Ser Humano vive a um ritmo alucinante e sem precedentes na História. É exigida uma capacidade de adaptação e de reacção aos estímulos muito stressante para a saúde física, emocional e mental. Vive-se permanentemente “on-line”, o local e o global confundem-se, as palavras e as notícias são bombásticas e expressam continuamente os estados de tensão. O tempo parece não chegar para cumprir todas as obrigações diárias e muito menos para relaxar.
A consequência é o stress físico, emocional e mental. Surgem manifestações de dores musculares, enxaquecas, mau funcionamento dos órgãos, irritabilidade, insónias, medos, ansiedade e dificuldade de concentração, entre muitas outras. Estas manifestações são frequentes no adulto mas começam cada vez mais, e com mais frequência, a manifestar-se nas crianças e jovens.
A aula de Chi Kung proporciona um espaço e um tempo para a criança perceber a importância das suas sensações, sentimentos, intuição e pensamentos. Os conhecimentos adquiridos são fundamentais para lidar com as situações da vida. Perceber por exemplo como a respiração é importante para aumentar a vitalidade e diminuir a irritabilidade e a ansiedade.
A prática regular de Chikung em crianças e jovens, é benéfica em termos Psicomotores, Cognitivos e Energéticos:
- Psicomotores, porque melhora a coordenação dos movimentos, o equilíbrio, a lateralidade, a flexibilidade e aumenta a estabilidade emocional ao trabalhar a expressão corporal e emocional, sem receio daquilo que o outro poderá dizer.
- Cognitivos, porque aprofunda a consciência do Eu, o reconhecimento do outro e do meio envolvente, melhora a concentração e o raciocínio, estimula a memória e a criatividade, melhora a aprendizagem e promove o rendimento escolar.
- Energéticos, porque promove a consciência do corpo e o equilíbrio energético o que lhe confere uma maior confiança em si, na relação com o outro e com a própria Natureza.
A aula de Chi Kung estimula a curiosidade e a criatividade da criança, através de exercícios que recorrem à imaginação. A visualização permite à criança exprimir e desenvolver a sua criatividade. Através da expressão corporal evidencia as suas ideias, os seus sentimentos e emoções. Promove a consciência do corpo, a liberdade de movimentos, a afirmação de si mesmo e o enriquecimento da comunicação com os outros. A criança interioriza e vivencia em pleno a sua prática.
Na aula de Chi Kung aprende-se fazendo. A criança tem a oportunidade de corrigir a sua postura/movimento, e vai ganhando determinação para realizar novas tarefas e superar etapas, compreende que ultrapassar obstáculos e vencer desafios faz parte da vida.
As crianças são motivadas a fazer sempre o seu melhor, a ultrapassar o medo de errar e as inibições, que constituem obstáculos ao desenvolvimento pleno das suas capacidades. As crianças tornam-se mais solidárias e mais tolerantes com os colegas que são diferentes, que têm dúvidas ou que simplesmente se enganam. Melhoram a capacidade muito saudável de rir de si próprias! Cada criança é diferente do colega do lado, absorve e processa a informação de modo distinto ao ouvir, ver, tocar, sentir ou mover. Através de vários estímulos, a criança desenvolve aspectos emocionais, mentais, corporais e espirituais. Não há duas crianças que aprendam da mesma maneira e ao mesmo ritmo mas passado algum tempo atinge-se um equilíbrio entre todas elas.
A ligação entre corpo, emoção e mente é a base do Chi Kung. A prática regular ajuda a criança a experienciar e escolher, em consciência, uma forma de vida mais humana, integrada e saudável.
O Chi Kung ensina à criança o Respeito e o Amor, por si e pelos outros, a harmonia, a percepção do corpo e energia e a encontrar a Calma e a Paz.
Praticado em família, o Chi Kung beneficia e aprofunda a relação entre pais e filhos, contribui para o bem-estar familiar e para a manutenção da saúde.